Altinópolis, você quer alguns motivos para pensar bem antes de dar seu voto?

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

Altinópolis entra a partir de amanhã, data da maioria das convenções partidárias, no verdadeiro processo político eleitoral visando à administração 2017/2020.

Coligações estão sendo montadas. Partidos se aliando no sentido de buscarem, alguns, cadeiras apenas de vereadores, e outros, sonhando também com a chefia do executivo- Prefeito e vice.

De início, pelo menos até agora, dois pré-candidatos se apresentam postulando a prefeitura- (Roberto JRM PSD e Ferreira PSDB) porem, nenhum dos dois ainda, sinalizou com nomes de vice. Ao que tudo indica isso será formalizado nas convenções de amaná, 30/07.

Interessante informarmos que Ferreira (PSDB) foi o vice na chapa do atual prefeito Marco Ernani Hyssa Luiz, o Nanão (PMDB) nos anos de 2009 a 2012. Administração que teve duas de suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo por graves irregularidades cometidas. Uma delas, a de 2012, mantida em rejeição pela câmara municipal, onde 4 dos 11 vereadores votaram contra a posição do tribunal, ou seja, a favor das contas; e outros sete vereadores votaram com o tribunal, pela manutenção da rejeição.

A grande maioria dos vereadores daquela casa de Leis fazia parte da cúpula de sustentação de Nanão/Ferreira 2009/2012 com extensão a Nanão/Roberval 2013/2016. Fazia? Sim, coloco no interrogativo por conta da votação das contas de 2012 onde três dos vereadores de até então, situação, mudaram de postura e votaram contra o ex-chefe Nanão. Jô Dentista (PPS), Renato Barata (PPS) e José Fraga (PMDB) como se diz por aqui, “mudaram o cabo da viola” e votaram favoravelmente a decisão de TCE/SP, contrariando tudo que até então haviam feito em defesa, proteção e sustentabilidade governamental do executivo a que eles representavam.

Dos onze vereadores:

 Situação: Renato Barata (PPS) Jô Dentista (PPS) Carlão do Som (PSDB) Augusto Segurança (PSDB) Marquinho Garrincha (PDT) Toninho do Hospital (PDT) José Fraga (PMDB). Destes; dois mudaram de lado, passaram para “outro time” e juntaram-se, ou juntar-se-ão na convenção de amanhã à coligação encabeçada pelo PSD- Partido Social Democrático que tem como protagonista e possível candidato a prefeito, José Roberto Marques, ou simplesmente “Roberto JRM. São eles: Jô Dentista e Renato Barata. Ambos do PPS. José Fraga, ao que tudo indica, apesar de ter com seu voto ajudado na rejeição das contas de 2012 Nanão/Ferreira, manteve-se ao lado “do lado” que sempre defendeu: A Situação!

Oposição: Sebastião Paulino (PTB), Ruan Cabeleireiro (PTB), Zé do Carmo (PSOL) Zé Cristino (PSD). Destes, apenas Zé do Carmo poderá, vejam o termo “PODERÁ” ousar sair na disputa do cargo majoritário. Os outros deverão tentar mais uma vez a vaga na vereança.

Indicadores Brasil a fora têm demonstrado uma insatisfação generalizada do eleitor para com a classe política de modo geral. Não é por menos; não é mesmo? Pesquisas têm apontado para um aumento significativo no numero de votos brancos e nulos, alem de abstenções nas eleições municipais de 2016, e, se esses dados se confirmarem, o quociente eleitoral (conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras, o método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições proporcionais brasileiras), poderá cair, e com isso, os pequenos partidos, aqueles tidos com ideológicos, aqueles que “não se misturam”, poderão ter suas chances aumentadas. “Raros são os que não se misturam ou não aceitam serem misturados”.

Pois bem, com este prognostico; políticos de carreira; aqueles que por décadas a fio vêem se elegendo eleição após eleição, poderão estar com seus dias de poder; contados! A população vem reagindo positivamente ante a estes “Representantes do povo” que na verdade, representam apenas os interesses pessoais, partidários, e na maioria das vezes, quase sempre, dentro das câmaras municipais, os interesses do chefe do executivo, “prefeito” em troca de favores e promessas combinados antes do apoio eleitoral. (O pior é que isso se cumpre).

Em Altinópolis o quadro não é diferente. Aquelas junções sem sentido, típicas de políticos articulistas que almejam a qualquer custo, apenas as loas do poder, estão desenhadas. Neste sentido, importante seria, para que você mantivesse acesa a chama da necessidade de mudança urgente no município, que você prestasse muita atenção, principalmente no seguinte; antes de dar seu voto nas urnas dia 02/10/2016:

Quem sempre esteve com quem durante praticamente toda historia política do município?

Quem se manteve com quem para as próximas eleições?

Quais dos candidatos de carreira fizeram algo de relevante para o município?

Quais dos candidatos de carreira IMPEDIRAM com suas ações e votos que o prefeito mais desqualificado da historia do município se sustentasse no poder mesmo com tantos atos irregulares?

 Quais os candidatos que agora mudaram de lado; sabe-se lá porque, mas que sempre foram da base aliada da atual gestão? Saíram inclusive coligados e juntinhos nas ultimas eleições.

Quais os partidos políticos antes ditos como “OPOSIÇÃO”, agora se alinham na junção e aceitam estar ao lado de quem antes, “era Situação?

 Há algum candidato, e/ou, candidatos que ainda mereçam seu credito de confiança?

Há partidos que não se uniram ao que antes era; e sempre será, “Protagonista do Caos no Município?

Ainda existem “heróis da resistência”? Ainda existe quem mantenha sua linha retilínea de conduta?

O que de verdade você quer para sua cidade, seu povo, sua família, seu FUTURO?

Eleição é coisa séria, e como tal, deve ser tratada. Então, reflita sobre estes pontos e você com toda certeza saberá distinguir “alhos de bugalhos”, ou então, “ORGULHO de BAGULHO”!

Outubro de 2016. Cumpra a Lei. Vote. Não venda nem negocie seu voto. Vote conscientemente. Se você quer tudo diferente, faça você à diferença.

 

Ademir Feliciano

 

Artigo Anterior

Prefeito de Altinópolis-Nanão (PMDB) sonha com coligação entre Roberto “JRM” (PSD) e Ferreira (PSDB) para prefeitura municipal de 2017.

Próximo Artigo

Uma cidade bizarra chamada Altinópolis-Por “Heitor Mazzoco”

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *