Programa “Odontocriança” de Santo Antonio da Alegria é mais uma vez premiado.

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

 

Criado e implantado no ano de 2011 no município de Santo Antonio da Alegria, o Programa “ODONTOCRIANÇA” vem se tornando referencia de saúde bucal.

O objetivo do programa visa à promoção e prevenção em saúde bucal, através de uma parceria entre as secretarias da educação e saúde do município.

Participam deste projeto, diariamente, durante o ano letivo, todas as crianças, (aproximadamente 700) matriculadas nas escolas públicas municipais de ensino infantil (LUNARBEL) e de ensino fundamental (MANOEL), desde que estejam devidamente autorizadas por seus pais ou responsáveis.

A escola é um espaço social adequado para a realização de medidas educativas em saúde bucal, onde a criança se encontra numa idade propícia para receber conhecimentos e adquirir hábitos saudáveis.

A educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde, onde molda o indivíduo, conscientizando sobre a necessidade de mudança de atitudes, hábitos, tornando-o responsável pela sua saúde ao longo de sua vida.

Ações Desenvolvidas


Além do tratamento odontológico oferecido, são desenvolvidas ações educativas, onde o profissional trabalha conceitos sobre saúde bucal com vários tipos de atividades, interagindo com os alunos, através de palestras, vídeos, teatros, jogos, explanações com o uso de macro-modelos, atividades em sala de aula como desenhos, palavras cruzadas, elaboração de textos, entre outras.

Faz parte, também, destas ações educativas, as escovações supervisionadas com distribuição de Kits, (escova, creme dental e fio dental) aos alunos, evidenciação de placa e fluorterapia (aplicação do flúor, com bochecho), de acordo com o levantamento de risco feito no inicio de cada ano letivo.

Por tudo isso, o Programa “ODONTOCRIANÇA” de Santo Antonio da Alegria que em 2013 já havia conquistado o terceiro lugar no estado de São Paulo com o Premio Brasil Sorridente, desta vez, 2014, abocanhou o segundo lugar.

Essa é uma conquista que não tem preço que pague. Investir em saúde é dever de todo bom governante e isso SAA tem. Investir em saúde e ter o reconhecimento através de premiação tão importante é para poucos bons governantes, e isso SAA pode se orgulhar de ter simplesmente o melhor deles.

Parabéns mais uma vez Santo Antonio da Alegria. Com tanta premiação que estás conquistando, terei em breve, que abrir em nosso site um espaço exclusivo só para você!

Ademir Feliciano

 

Artigo Anterior

Ações no Hospital de Misericórdia de Altinópolis no ano de 2013- E suas intermináveis dívidas!

Próximo Artigo

Segundo “Leo Oliveira” (PMDB) “Novos Candidatos prestam Desserviço à Sociedade”!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *