Vereadores elegem novo prefeito de Campinas

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

Extraído de: Câmara Municipal de Campinas – 15 horas atrá

09/04/12

Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal vai eleger um prefeito em Campinas. A sessão especial de votação acontece nesta terça-feira (10/04), a partir das 10 horas. A sessão de eleição será aberta com quórum de 1/3 -ou seja, 11 vereadores, mas a votação só terá início com mínimo de 17 parlamentares presentes.

Após a abertura da sessão, os candidatos terão até 30 minutos, pela ordem de inscrição, para uso da tribuna e defesa da candidatura. O voto dos vereadores será aberto e pronunciado da tribuna. O eleito toma posse dois dias depois, na quinta-feira (12/04) e ficará à frente do Executivo até 31 de dezembro de 2012.

Pelas regras estabelecidas pela comissão eleitoral, se houver apenas duas chapas, vence aquela que obtiver maioria simples. Se houver três ou mais chapas, o vencedor só será conhecido se obtiver maioria absoluta (neste caso, 17 votos) do votos. Se isso não ocorrer, os dois mais votados seguem para um segundo turno de votação.

A partir daí, o vencedor será aquele que obtiver maioria simples. Em caso de empate, será declarado eleito o mais idoso, como prevê a legislação eleitoral. Um eventual segundo turno de votação será realizado no mesmo dia.

SEGURANÇA – Para abrigar a sessão especial de eleição, a Câmara preparou um esquema especial de segurança. Serão deslocados grupos de Guardas Municipais para patrulhamento interno e externo e auxílio de Policiais Militares.

A entrada no Plenário será controlada. Haverá distribuição de senhas e será proibida a entrada de pessoas portando faixas, cartazes, apitos e qualquer material contundente. Também não será permitida a entrada de pessoas com alimentos, copos ou garrafas de água ou outro tipo de bebida. As bolsas serão revistas e haverá detector de metais nas entradas. Deficientes, idosos e grávidas receberão atendimento preferencial.

Como haverá número limitado de vagas no plenário, a presidência da Câmara decidiu instalar um telão na entrada principal, na avenida Engenheiro Roberto Mange. Ali, será instalado um painel de alta definição, que vai permitir às pessoas enxergarem mesmo durante o dia. A avenida será fechada parcialmente ao trânsito.

A sessão será transmitida pela TV Câmara, Canal 4 da Net, e o sinal será disponibilizado na íntegra para as emissoras comerciais. O mesmo sinal será aberto para as emissoras de rádio e para os sites e portais de internet.

As eleições suplementares indiretas foram marcadas na cidade em razão da chamada “dupla vacância” – prefeito e o vice deixaram o cargo. O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) teve o mandato cassado em agosto do ano passado e o vice, Demétrio Vilagra (PT), sofreu impeachment em dezembro do mesmo ano.

OS CANDIDATOS

PSB/PCdoB

Arly de Lara Romêo (Prefeito)

Fernando Vaz Pupo (Vice)

PDT

Pedro Serafim (prefeito)

Francisco Soares de Souza (vice)

PMN

Antonio Francisco o Politizador dos Santos (prefeito)

José Muller Cruz Rodrigues de Oliveira (vice)

PRTB

José Ferreira Campos Filho (prefeito)

Alessandro Henrique de Oliveira (vice)

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Artigo Anterior

PRAZO PARA TIRAR E TRANSFERIR TÍTULO ELEITORAL TERMINA EM UM MÊS

Próximo Artigo

Novo sistema nos pedágios de SP beneficiará motoristas

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *