Juventude e Politica Atual

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

Juventude e Política Atual

A juventude é vista, muitas vezes, como problema e solução para o país. Do mesmo modo que ouvimos expressões como “juventude perdida”, “juventude viciada, violenta”, escutamos frases célebres como “os jovens são o futuro do Brasil”; Como pessoas podem dizer isso? A própria população ignora os Jovens quando entram para a política e você Altinopolense gostaria de ver um seja lá qual for a quantidade de Jovens dentro da Câmara Municipal de Altinópolis, Defendendo seus Direitos e Cobrando para a melhoria de nossa Cidade ? Para entender a juventude é preciso conhecer as transformações que esse momento significa na vida de cada, os sonhos, desafios, dificuldades. Daí, o grande número de estudos, discussões, projetos e debates que são realizados sobre a juventude no Brasil e no mundo. Só para termos idéia da situação atual da juventude no Brasil, relaciono alguns dados colhidos em diversas pesquisas e reportagens:- de cada 2 desempregados no país, 1 é jovem. E mesmo entre os jovens que trabalham só 35% tem carteira assinada, a grande maioria está na informalidade; – os jovens são os que mais matam e, ao mesmo tempo, os que mais morrem em acidentes de trânsito;- os homicídios já são a principal causa de morte dos jovens – a cada duas mortes de jovens entre 15 e 24 anos; Nós jovens temos projetos montados só falta por em prática, como poderemos colocar o nosso projeto em público se os próprios eleitores de “Altinópolis” Ignoram essa nova Fase Política, Altinópolis é uma cidade onde nem os Idosos tem sossego Imaginem os jovens, Eventos Fracassados, Trabalhos em baixa, Falta de incentivo a juventude Atual, diante desse quadro alarmante, é que os movimentos organizados de juventude, ao lado de entidades representativas e instituições acadêmicas, têm reivindicado a inclusão das políticas públicas de juventude na pauta da agenda governamental nos planos nacional, estaduais, municipal nem precisa dizer porque Altinópolis hoje funciona assim: Se você votar em mim lhe dou uma casa e se você for contra eles fazem de tudo para deixar você na lama ou então faz chantagem com Família que trabalha na instituição municipal.

O Governo Federal reconhecendo a importância de um espaço para a elaboração e execução de políticas para a juventude, criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, que coordenam e/ou acompanham projetos bem-sucedidos como o Pró-Jovem, ProUni, Agente Jovem, Primeiro Emprego, Escola de Fábrica, Juventude e Meio Ambiente, o que a população de Altinópolis acha se a nossa cidade tivesse uma “ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE” para fiscalizar e cobrar dos nossos representantes? Se achar- mos algo errado que tal acionar o ministério Público? Será que muitos vão aceitar?

A primeira manifestação estudantil ocorreu, por exemplo, em meados do séc. XVII, ainda na época do Brasil Colônia, quando algumas centenas de estudantes, armados de punhais e poucas armas de fogo, impediram a invasão francesa à cidade do Rio de Janeiro. Depois disso, houve uma grande e importante participação jovem na Inconfidência Mineira. Um pouco mais tarde, movimentos assinados por jovens recém-chegados da Europa, influenciaram positivamente na abolição da escravatura e na Proclamação da República.  E ainda acham que os jovens não tem potencial para ir adianta, ou duvida da capacidade que temos? Atualmente, a juventude é a faixa etária com maior número de brasileiros e precisa estar presente em todas as instâncias de necessidades da vida do povo para enfrentar os desafios sociais existentes e ter condições de criar bases para o desenvolvimento do país. Por isso, é fundamental que os jovens se organizem, participem diretamente da política e pratiquem a democracia participativa. Os jovens precisam de espaços político administrativo, com a conquista do espaço irá propiciar a sociedade uma administração inteligente e, sobretudo voltada para o progresso. Imaginamos uma empresa, uma instituição, uma sociedade, um município ou uma nação, bem sucedidos, tendo por administradores pessoas despreparadas e, sobretudo limitadas em termos de conhecimentos? É evidente que existem as exceções, mas até quando vamos ficar fazendo experiências na busca de uma exceção que dê certo? As coisas não acontecem por acaso, é preciso ir em busca das soluções para os problemas que se apresentam. Não devem aceitar lamentações como justificativas para falta de recursos, isto porque felizmente, os Municípios podem contar com cidadãos jovens, inteligentes, competentes, preparados, para através da criatividade, da competência, superar as dificuldades de ordem conjuntural.

No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. Devemos aumentar a participação da juventude nos debates políticos.

Jogadas Políticas, incentivam o voto aos 16 anos, mostram uma idéia que chega a parecer falsa, de que a juventude tem o poder de decidir. E de fato tem, só falta descobrir e se usar disso. E já que essa molecada não tem ainda uma consciência critica e política formada, acaba por manter os “velhos camaradas” no poder, é o que acontece com Altinópolis hoje, faz de tudo mas nem tudo mas existem pessoas em nossa cidade querendo usar os jovens como laranja, mas tenho absoluta certeza que não vão ser, pode ser uma Armação para desmascaras a alta sociedade Política e Atual?

Artigo Anterior

Tabela de vencimento do IPVA 2012:

Próximo Artigo

Mais repasses de verbas para Altinópolis

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *