UNESCO e Abraji promoverão treinamento de jornalistas para acesso a informações públicas

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

 

UNESCO e Abraji promoverão treinamento de jornalistas para acesso a informações públicas

A UNESCO aprovou no âmbito do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC em inglês), o projeto de treinamento para jornalistas brasileiros em obtenção e uso de informações públicas. A proposta, apresentada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em 2010, está entre os 93 projetos aprovados pelo escritório do IPDC na sua 55ª reunião anual, realizada de 22 a 24 de março, na sede da UNESCO, em Paris.

O objetivo da parceria é capacitar repórteres a solicitar dados a entes públicos com base no projeto de lei PLC-41/2010 – Lei Geral de Acesso a Informação, que tramita no Senado. Os jornalistas também serão treinados para o uso das ferramentas disponíveis após a aprovação, em maio de 2009, da Lei Capiberibe, que obriga União, Estados e municípios a divulgarem em tempo real na internet suas receitas e despesas.

Com cursos presenciais e on-line, a Abraji espera capacitar cerca de 200 profissionais, entre professores e repórteres, em todo o país. Será um programa de abrangência nacional para treinar jornalistas não só a requisitar informações, mas também a criar bancos de dados e conduzir suas investigações.

Um total de mais de US$ 2,3 milhões foi alocado pelo IPDC para projetos que serão implementados em 65 países. A maioria dos projetos aprovados (39) diz respeito à África, prioridade da UNESCO. Outros 22 serão implementados na Ásia e no Pacífico, mais 18 na América Latina e no Caribe, 12 no mundo árabe e dois na Europa. Todos contribuem para pelo menos uma das três prioridades do IPDC: promoção da liberdade de expressão e do pluralismo, desenvolvimento da mídia comunitária e capacitação de profissionais da imprensa.

O financiamento desses projetos só foi possível graças à doação voluntária de 13 países: Índia, Suíça, Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Bélgica, Rússia, Andorra, Suécia, França e Israel.

A próxima reunião do IPDC está programada para acontecer de 22 a 24 de fevereiro de 2012.

Mais informações (em inglês): 
UNESCO
http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=31305&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Artigo Anterior

Top ten as dez melhores do altiaqui!

Próximo Artigo

“O serviço de inteligência da nossa polícia está reduzido a escutas telefônicas”

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *