//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

06/04/11 – 15h35 – Balanços de empresas podem ser ponto de partida para grandes investigações jornalísticas

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

 

06/04/11 – 15h35 – Balanços de empresas podem ser ponto de partida para grandes investigações jornalísticas

Investigação jornalística muitas vezes é feita por meio de análise de documentos e  verificação de pequenos detalhes. Quando se trata de investigações em empresas, é fundamental que se acompanhem as demonstrações contábeis, conhecidas como balanços patrimoniais. O perito, consultor contábil e professor da PUC-SP Ivan Peleias ensinará jornalistas a ler e interpretar esses dados durante o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. E a partir daí os repórteres conseguirão avaliar com mais propriedade a saúde econômica de uma empresa.

Há casos de grandes furos jornalísticos da área que surgiram depois de uma leitura atenta dos dados publicados pela própria empresa. Escândalos como do Banco Nacional, Banco Santos e mais recentemente do Panamericano. Porém Peleias avisa “você não vê um problema sério em um balanço único, é necessário acompanhar. Se você ficar atento constantemente, consegue encontrar”.

O professor ministrará o curso “Como ler e entender os balanços das empresas” no primeiro dia do evento, 30 de junho. Seu objetivo é que ao final do curso os participantes entendam o que são os dados contidos no balanço patrimonial, no fluxo de caixa, nos demonstrativos de resultados e também no parecer do auditor independente. Depois do treinamento, os repórteres estarão “sensíveis a captar e entender o que esses dados demonstram”, afirma Peleias.

Peleias, que também é parecerista, entende por que tantos jornalistas não se interessam pelo assunto. “É muito número, muito técnico, não é atrativo para a leitura”. No entanto ressalta que, no atual surto de crescimento econômico, a sociedade espera cada vez mais ver dados como esses publicados – e o jornalista tem de adquirir conhecimentos para trabalhar o assunto com desenvoltura. Este é o desafio para os contabilistas como Peleias: “fazer os jornalistas compreender esses dados”.


6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando:
30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi – campus Vila Olímpia – unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Inscrições: http:
//bit.ly/6congresso

Artigo Anterior

VENDE-SE FUSCA ANO 1972 “RARIDADE”!

Próximo Artigo

Câmara Municipal aprova por unanimidade contas do ex- prefeito Dr. Wadis.

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.