Repórter do Estado preso na Líbia está sendo libertado, diz embaixada
Publicado no Estado.com em 10 de março de 2011:
O embaixador da Líbia no Brasil, Salem Omar Abdullah Al-Zubaidi, informou nesta quinta-feira, 10, aos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) que o correspondente do Estado em Paris Andrei Netto, preso na Líbia durante a cobertura dos confrontos entre rebeldes e forças do regime de Muamar Kadafi, está sendo libertado.
A conversa aconteceu há pouco, por telefone, durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que é presidida por Paim. “Todas as autoridades da Líbia estão tomando as providências para que ele seja libertado”, afirmou o senador Paim, repetindo as palavras que ouviu por telefone do embaixador.
Segundo os senadores, o embaixador disse que ele foi preso por não ter preenchido corretamente os documentos para entrar no país. A conversa com o embaixador se deu minutos depois da comissão ter aprovado uma moção de solidariedade do Senado ao Grupo Estado de São Paulo pela apreensão provocada com o desaparecimento do jornalista.
*** A Abraji entregou na manhã de hoje uma carta ao embaixador cobrando celeridade na localização e liberação do profissional: http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=1442
Eu, enquanto membro filiado da ABRAJI– sinto-me honrado e representado por tão digno gesto de grandeza e solidariedade.
Parabenizo ao nosso presidente e digo que me orgulha muito pertencer a tão enobrecedora instituição.
Ademir Feliciano
Filiado à ABRAJI– Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo