Secretária de Saúde de Santo Antonio da Alegria fala com o Altiaqui.

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

Secretária de Saúde de Santo Antonio da Alegria fala com o Altiaqui.

Altinopolense de nascimento, alegriense de coração, a jovem secretária de saúde de Santo Antonio da Alegria Daniela Cristina da Costa Friguettobate um papo” com nossa reportagem.

Altiaqui:Muito obrigado por nos receber Daniela. Pra nós é sempre relevante tratar a questão da saúde, pois acreditamos ser uma das pastas mais importantes, senão a mais importante em qualquer gestão.

Daniela: Bom dia Ademir, um prazer te conhecer. E eu também creio que é a saúde seja um dos pontos principais, e Santo Antonio, por ser uma cidade que faz divisa com Minas Gerais, trás muita gente de outros estados por conta da safra do café, da colheita do café. Nós temos que ter a atenção redobrada e queremos trabalhar muito nos próximos anos para melhorar sempre a saúde de nossa cidade.

Altiaqui: Secretária, nós sabemos que uma transição de governo é sempre muito complicada, turbulenta até, e creio que aqui não tenha sido diferente. Então me fala como a senhora encontrou a secretaria ao tomar posse?

 

Daniela: Quando a administração anterior saiu, o antigo secretário já havia pedido demissão ou saído por não sei qual motivo já havia 90 dias, então eu herdei uma secretaria que vinha de 3 meses, ou seja, outubro, novembro e dezembro de 2008 sem secretario.Então muitos documentos, muitos projetos, nós tivemos que ir descobrindo em que pé estavam. Não veio ninguém da antiga gestão fazer a transição ou me deixar por dentro da secretaria. Coube a nós mesmos, eu e os funcionários, colocar a casa em ordem. Então foi um ano muito complicado o de 2009. Mas com muito trabalho, empenho, dedicação, nós estamos aqui.

Altiaqui: O que a senhora já pode apontar em termos de mudanças para a cidade, a partir da sua posse, na atual gestão na pasta da saúde?

Daniela: Nós tivemos a vinda do Dr. Jose Afonso, para assumir o PSF 2, tivemos a vinda do Dr. Fausto para assumir o PSF 1, estamos com 2 plantonistas 12 horas no hospital, e um plantonistas 12 horas noturnas. Fizemos a uniformização do pessoal da portaria, dos motoristas, estamos implantando o projeto da vigilância em saúde, com uma verba de R$ 40.000 que o município recebeu pra gente trabalhar a parte de reeducação alimentar, obesidade, atividades físicas, melhoria da qualidade de vida. Os nossos PSFs estão trabalhando muito bem, e já reduzimos os números de internações em nosso Hospital. E esse ponto eu julgo importantíssimo, porque se uma atenção básica está sendo bem feita, as internações tendem a diminuir, significando sem duvidas uma melhor qualidade de vida.

Recebemos uma nova ambulância que chegou no final do ano passado. Fizemos a campanha do fique sabendo, que era para o teste de HIV, teste esse gratuito, e ficamos em quinto lugar no Ranking regional de Ribeirão Preto. Das 26 cidades, nós conseguimos o quinto lugar . E toda a nossa luta é para que o alegriense tenha sempre uma melhor qualidade de vida.

Altiaqui: A senhora citou o nome de uma pessoa que eu tenho um carinho muito especial, que é o Dr. Fausto. Eu o conheço a pouco, mas já percebo claramente o ótimo caráter e o médico humano que ele é, e sei que ele faz parte do Projeto Medico de Família. Me fala um pouco desse projeto.

Daniela: Bem, o Dr. Fausto veio pra Ca no começo de outubro de 2009. A Dra Joseane por motivos particulares pediu as contas, e eu entrei em contato com DR. Fausto e falei que gostaria muito que ele viesse trabalhar conosco, por eu ter muitos problemas com a questão vascular, com ulceras e eu queria muito que ele viesse para Ca e desenvolvesse esse trabalho de atenção primaria, um medico de família mesmo, que fosse às casas, que tivesse todo um envolvimento, um contato, aquele medico amigo mesmo. E o Dr. Fausto se enquadrou perfeitamente nisso. Tanto que a enfermeira do PSF me ligou e falou que não tinha mais vaga pra ele, e a população esta “brigando” porque quer ser atendida por ele. O Dr. Fausto vem acrescentando muito a saúde de Santo Antonio, ele é atencioso, cuidadoso, alem de excelente medico. E um dos responsáveis pela queda nas internações, sem duvidas é o DR. Fausto. E lógico, junto com Dr. José Afonso que é um medico excelente. Nós temos cem por cento da população sendo atendida pelo PSF, e com esses dois excelentes médicos, estamos tendo ótimos resultados.

Altiaqui: Pra terminar quero que a senhora me fale desses três temas: saúde, 2010 e dengue.

Altiaqui: Eu acredito e estamos trabalhando muito para que a saúde não só em 2010, mas nos próximos anos seja a melhor possível. Com relação a dengue, nós não tivemos um caso se quer, e eu espero que não tenhamos nenhum em nosso município. Estaremos fazendo agora em março um “arrastão” pedindo para as pessoas limparem seus quintais, e se eles não puderem, nós disponibilizaremos funcionários para fazer, vamos investigar e orientar casa a casa, a fundo, para que isso não ocorra em nossa cidade.

E saúde, só 2010 e dengue é pouco, temos vários projetos que julgo tão importantes quanto, como por exemplo, o DST e AIDS; consumo de álcool e drogas, gravidez na adolescência.

Estaremos trabalhando esses principais pontos ao longo do ano, e acredito muito nos resultados.

Altiaqui: Secretária, muito obrigado, sucesso, parabéns pelo trabalho e conte com o altiaqui no que precisar e pudermos ajudar.

Daniela: Eu te agradeço Ademir e fico muito contente de você ter vindo aqui, e com certeza a gente vai usar muito seu site pra divulgar as coisas que fazemos. E quero pedir uma ajuda.

Estaremos realizando um grito de carnaval, o pessoal do hospital ta se juntando, ta se unindo para a realização desse grito de carnaval. A renda será em prol do hospital, pois uma cidade de seis mil habitantes, os recursos são poucos, e essa união é para arrecadarmos condições e com isso melhorar ainda mais nossa saúde, e também não ficar só dependente de recurso federais, estaduais e mesmo municipais. A prefeitura é uma grande parceira nossa, mas sabemos que às vezes os recursos não são suficientes para atender a todos os setores. Com isso, a secretaria, junto de seus funcionários, promovera ao longo do ano alguns eventos, que começa agora dia 06/02 com esse baile. E a população atende nossos apelos e entende a importância da saúde em Santo Antonio. E é muito bom ver que os comerciantes todos nos ajudam e a população sempre comparece. Esse ano teremos vários eventos e eu vou te pedir sempre o espaço no site para estar divulgando isso que é muito importante para nossa saúde, e para nossa cidade. Muito obrigada.

È a região de frente com a informação

Ademir Feliciano

 

Artigo Anterior

ALTIAQUI FALA COM DELEGADO DE SANTO ANTONIO DA ALEGRIA SOBRE CASO DO EX-PREFEITO!

Próximo Artigo

ENTREVISTA COM OS VEREADORES “Zé Cristino” e Dr. Fausto

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *